Meus caros leitores, desculpe pelo longo período de ausência, mas estamos com uma internet muito falha e lenta, e tem sido um pouco mais restrito meus acessos à rede.
Bem neste período, estive acompanhando o andamento da reconstrução de nossa estrada na aldeia.
Na sexta-feira (05/08) passada, tive a oportunidade de participar da reunião do CEPISP (Conselho Estadual dos Povos indígenas de São Paulo) realizada em nossa sede da Funai em Itanhaém. Lá fui indicado para Conselheiro responsável pelas 06 comunidades indígenas tupi do litoral sul.
Fica aqui registrado o meu agradecimento pelo voto de confiança que todos estão depositando em mim.
E nesta semana (dia 08/08), estive, eu e mais 11 indígenas, presente com o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, em reunião para discutirmos sobre o novo curso de Pedagogia indígena no Estado de São Paulo. Na oportunidade consegui o apoio integral do Sr. João Palma, para aprovação deste curso para ter início provavelmente ainda este ano. Ficamos agora no aguardo da aprovação de uma comissão de 30 pessoas para que o mesmo seja concretizado.
Obrigado por ter nos recebido, nos ouvido e nos apoiado, Sr. Secretário! E a todos que estiveram presentes nesta importante reunião.
E hoje (11/08), participei, juntamente com o grupo de apresentação cultural de nossa aldeia, da abertura do encontro internacional - 2ª Jornada de Educação Ambiental Rumo a Rio+20, no município de Guarulhos. Na oportunidade conversei com o Sr.Excelentíssimo Prefeito de Guarulhos, com o diretor geral da Universidade ENIAC e demais autoridades especialistas na questão do Meio Ambiente. A apresentação foi cultural, com cantos e danças tradicionais Tupi.
Aproveito para agradecer ao convite feito pelo primo Gilberto Awá, indígena tupi que tem conseguido grandes feitos na Prefeitura de Guarulhos.
Cacique Ubiratã

Foi lançado no auditório “Professora Iracema Rocha” na Escola Estadual Francisco Antônio Pires (FAPI), na noite desta quinta-feira (14) o Programa Municipal de Educação Ambiental. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Instituto Holcim. O evento contou com uma palestra de um índio tupi-guarani.
No ato de lançamento do programa vários educadores da cidade compareceram, além de alunos da rede municipal de ensino. No início da cerimônia, a prefeita Eika Oka de Melo, o gerente da Holcim Unidade Barroso, João Butkus, a Gerente de Responsabilid
ade Social Corporativa Juliana Cassilha Andrigueto e a Secretária Municipal de Educação, Jaqueline Silva, assinaram o Termo de Cooperação para o programa.

Na seqüência alunos da Escola Municipal Artur Napoleão apresentaram uma canção relacionada ao meio ambiente. Em seguida o Supervisor de Relação Externas da Holcim, Maurício Ferreira, apresentou a proposta do programa.
Segundo Ferreira, a iniciativa se deu na Semana Mineira de Redução de Resíduos em 2010. O público alvo, ainda segundo Ferreira, são diretores, professores, supervisores, funcionários das escolas, equipe da Secretaria Municipal de Educação e comunidade, além dos mais de 5 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino.
O supervisor ainda revela os cinco principais objetivos do program. Incorporar a dimensão ambiental nas práticas educativas e na rotina da escola; atividade
s de capacitação; promoção de atividades complementares; fomentar atividades de extensão ambiental; e disseminar práticas e tecnologias ambientalmente adequadas ao desenvolvimento sócio-ecônomico.

Um Conselho Gestor deve ser instalado para gerir o programa que será tra balhado dentro das redes de ensino existentes na cidade.
Para encerrar a apresentação do programa, aconteceu uma palestra com o índio tupi-guarani, Cacique Ubiratã, da aldeia Bananalem São Paulo. Formando em pedagogia pela USP e professor indígena, Ubiratã falou sobre “Educação e os desafios da Sustentabilidade”.