Calendário

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Formação em nível superior professores indígena


Em 2008 me formei em Pedagogia pela universidade de São Paulo (USP), juntamente com mais 80 professores  indígenas que ,assim como eu, já atuavam em sala de aula.Quatro anos se passaram e a nossa luta era para que houvesse uma formação continuada para outros professores que também atuam nas escolas indígenas do estado de São Paulo, porém, sem a qualificação adequada comprovando mais ainda a importância de se realizar uma nova formação de professores indígenas em nível superior. O governo atual dá uma atenção especial as comunidades indígenas do estado, principalmente no que diz respeito a formação de professores indígenas, sabendo disso convoquei uma reunião com o secretário adjunto de educação do estado de São Paulo, Prof.Palma, no dia 08/08/2011 onde questionei sobre o andamento burocráticos para que pudéssemos dar continuidade a formação de novos professores indígenas em nível superior, na ocasião ele disse que estaria tomando as devidas providências para dar andamento diante desta nova demanda. O tempo passou e nada aconteceu. Já no início deste ano novamente voltei a questionar, porém sem uma resposta contundente, pelo contrário, houvi rumores de pessoas ligadas ao gabinete do secretário de educação do estado, onde estavam comentando que o nosso curso não era prioridade dentro da secretária, nem eu queria isso, apenas estava reivindicando um direito que foi por nós indígenas conquistado e para nossa felicidade com o apoio integral do governador do estado de São Paulo. Aproveitei uma reunião que tivemos no litoral de São paulo onde estavam presentes lideranças e caciques responsáveis por todas as aldeias  fiz um documento e pedi o apoio de todos. Logo após fui até São Paulo e protocolei diretamente no Palácio do governo, onde fui muito bem recebido pela assessoria do governador Geraldo Alckmim. Segue abaixo cópia do documento que foi protocolado e a resposta do sub-secretário da Casa Civil: 

Documento protocolado:

Peruíbe, 27 de março de 2012.
Excelentíssimo Sr.
Governador José Geraldo Alckmin



Prezado Senhor,


Sou indígena Tupi, nascido e criado na Aldeia Indígena Bananal – Peruíbe, onde atualmente sou cacique. Graduado em Formação Intercultural Superior do Professor Indígena (FISPI) pela USP, sou professor na escola da aldeia desde 2004 e recentemente fui escolhido pelas comunidades indígenas do litoral sul - Tupi como conselheiro para atuar como representante no Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Estado de São Paulo (CEPISP).

Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar o quanto a população indígena do estado é grata pela dedicação e atenção aos povos indígenas que o governo Alckmin nos dispensa. Ações essas que outros governantes poderiam ter realizado, mas que poucos fizeram.

Desde a gestão do Sr. Mário Covas em 1995 em que o Senhor era vice-governador, o governo Alckmin tem nos atendido em quase todas as áreas sócio políticas: criação do Conselho Estadual do Povos Indígenas do Estado de São Paulo (CEPISP); construção das moradias indígenas através do programa do habitação do CDHU e, na educação indígena, com a criação do Núcleo de Educação Indígena (NEI) e, principalmente, com os cursos de formação de professores indígenas realizados pela USP (Universidade de São Paulo), um iniciado em 2002, em que receberam certificados os novos professores indígenas (Magistério Indígena) e outro de 2005-2008 (FISPI) com o certificado concedido à 79 indígenas.

Com o aumento da demanda de alunos indígenas, há uma urgente necessidade da formação de novos professores indígenas para atuar no ensino fundamental e a qualificação para os professores formados em 2008 para a implantação do ensino médio nas escolas das aldeias. Para tanto, no ano passado (2011) foi liberada uma verba para que novos cursos fossem fornecidos pela USP, porém o curso foi postergado para o início deste ano. No final de 2011,  foi aberto um edital que teve a participação de 02 grandes universidades. Porém, após a análise do material, o mesmo foi cancelado sem a devida informação do porquê e, neste momento, não há mais previsão para o início dos cursos, uma vez que o processo está parado. Lembro ainda que, se os mesmos não começarem no primeiro semestre deste ano, por se tratar de ano eleitoral, não poderão dar início no segundo.

Segundo informações dos responsáveis, pertencentes à Secretaria da Educação, pelo processo seletivo das universidades, este curso de formação não é prioridade no momento.

Assim, venho solicitar juntamente com os caciques e lideranças das 42 aldeias indígenas do Estado de São Paulo, para que Vossa Excelência possa interceder junto à Secretaria de Educação, solicitando esclarecimentos sobre o andamento do processo dos novos cursos de formação de professores indígenas, para que desta forma possamos qualificar os mesmos melhorando cada vez mais a nossa educação escolar.

Agradeço a atenção e ficamos no aguardo de um breve retorno.

Atenciosamente


Professor e Cacique Ubiratã Gomes
E-mail: biratupi@hotmail.com
Tel: (11) 9638-0829  

Resposta da Casa Civil:

São Paulo, junho de 2012.


Senhor
Ubiratã Gomes
Peruíbe – SP
Protocolo nº 32.439/12


Prezado Senhor,


Acusamos o recebimento de sua correspondência, de 27 de março
de 2012, por meio do qual o senhor solicita esclarecimentos sobre o
andamento do processo dos novos cursos de formação de professores
indígenas.

Pela competência, encaminhamos o seu pedido para a Secretaria
de Estado da Educação, que se manifestou a respeito do assunto, conforme
transcrevemos abaixo:

“Informamos que o Projeto Básico do “Curso de Formação em Nível
Superior para Professores Indígenas” está sendo refeito e que será
realizada uma nova chamada para as Instituições interessadas.

Acrescentamos que a reelaboração do projeto objetiva melhor atender as
necessidades dos 175 professores que atuarão nas comunidades
indígenas, uma vez que a qualificação profissional é imprescindível
para que haja uma educação escolar de qualidade. Salienta-se que,
ainda este ano, após a aprovação do Projeto Básico, os cursos serão
realizados, de acordo com a legislação vigente.”

Colocamo-nos à disposição e aproveitamos a oportunidade para
enviar-lhe os nossos cordiais cumprimentos.

Atenciosamente,




Rubens E. Cury
Subsecretário da Casa Civil

  Aproveito para agradecer a assessoria do governador Geraldo Alckmim pela atenção à mim dispensada e fico no aguardo na concretização de mais este Projeto.

Att.

Cacique prof. Ubiratã