Calendário

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Inauguração sede FUNAI Itanhaém

   Líderanças indígenas de todo Estado de São Paulo estarão reunidos nos próximos dias 05 à 08 de julho, em Itanhaém para uma Assembléia que dará posse ao Comitê Gestor, que será composto por indígenas e funcionários da FUNAI, com a presença do Presidente Nacional deste órgão federal, Márcio Meira.
  O Comitê terá como principal objetivo a fiscalização das verbas da FUNAI, e desta maneira distribuir corretamente estes valores de acordo com as prioridades, às comunidades indígenas locais do Estado de São Paulo.
   Recentemente foi feita uma reestruturação em todo sistema administrativo da FUNAI, extinguindo todos os antigos Postos Indígenas e transformando-os em CTL´S (Coordenadoria Técnica Local). Este modelo de administração busca trabalhar com as comunidades indígenas de uma maneira mais prática, tendo como principal objetivo formular projetos junto às aldeias visando a auto sustentabilidade das mesmas.
   Apesar da Delegacia Regional da FUNAI do Estado de São Paulo estar instalada em nossa região (Baixada Santista) no município de Itanhaém a quase 02 anos, somente agora será formalizada sua inauguração com a vinda do presidente Márcio Meira.
   A Regional anteriormente ficava localizada na cidade de Bauru, interior de São Paulo, sendo muito distante da grande maioria indígena, dificultando o acesso e a comunicação entre comunidades indígenas do litoral e FUNAI. A transferência da DR para o litoral de São Paulo deu-se para que a mesma ficasse mais próximo à maior concentração de indígenas e aldeias de nosso estado, assim como afirmou o Sr. presidente Márcio Meira em reunião realizada em Brasília em 2008. Devemos ressaltar que o mérito desta conquista vai também aos grandes lideranças indígenas do passado. Mesmo com esta mudança, a região do Oeste do estado não ficou sem a presença da FUNAI, onde na antiga sede da DR foi instalado um Pólo Administrativo           que possui autonomia com recursos próprios, porém vinculada à DR Itanhaém.


Cacique Ubiratã

Nenhum comentário:

Postar um comentário