Calendário

sábado, 16 de abril de 2011

Nota de Agradecimento

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

No dia 14 de abril, tive o imenso prazer de conhecer uma linda cidade que tem à sua frente um "comando" feminino: prefeita, juíza e presidente da câmara dos vereadores, assim como outros setores em destaque, sendo todas mulheres. Uma cidade aconchegante, com belezas naturais, acolhedoura e inovadora em seus ideiais, dentre eles um lançamento de um programa de educação ambiental, que mobilizará toda a comunidade e escolas localizadas no município de Barroso, em parceria  com a empresa Holcin Brasil.
Fui muito bem recebido, eu, minha esposa e filha, na residência do Sr.Maurício que é Supervisor de Relações Externas e também Gestor Local do Instituto Holcin, onde fomos muito bem recebidos por sua família: esposa, filhas e o simpático cãozinho Lutt.
Na fábrica tivemos a oportunidade de conhecer seu sistema de funcionamento e toda a sua preocupação com o bem estar dos funcionários, das famílias que residem naquela cidade e com o meio ambiente. 
A cerimônia de Abertura do Programa de Educação Ambiental foi realizada à noite, onde o auditório estava otado de professores e alunos da cidade. A ilustríssima prefeita, a secretária de educação e o Gerente da Holcin Barroso estiveram prestigiando o evento.
No dia seguinte a prefeitura da Barroso providenciou uma visita à cidade de Tiradentes. Um lugar muito bonito e rico em cultura e história.
Agradecemos a todos que estiveram ao nosso lado nesses dois dias maravilhosos, em especial ao Maurício e família.

Professor Cacique Ubiratã 



Notícia Jornal Barroso em Dia - MG


Sex, 15 de Abril de 2011 00:51
Dar nota para esse item
(0 votos)

Programa de Educação Ambiental é lançado em Barroso

Foi lançado no auditório “Professora Iracema Rocha” na Escola Estadual Francisco Antônio Pires (FAPI), na noite desta quinta-feira (14) o Programa Municipal de Educação Ambiental. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Instituto Holcim. O evento  contou com uma palestra de um índio tupi-guarani.
No ato de lançamento do programa vários educadores da cidade compareceram, além de alunos da rede municipal de ensino. No início da cerimônia, a prefeita Eika Oka de Melo, o gerente da Holcim Unidade Barroso, João Butkus, a Gerente de Responsabilidade Social Corporativa Juliana Cassilha Andrigueto e a Secretária Municipal de Educação, Jaqueline Silva, assinaram o Termo de Cooperação para o programa.
Na seqüência alunos da Escola Municipal Artur Napoleão apresentaram uma canção  relacionada ao  meio ambiente. Em seguida o Supervisor de Relação Externas da Holcim, Maurício Ferreira, apresentou a proposta do programa.  

Segundo Ferreira, a iniciativa se deu na Semana Mineira de Redução de Resíduos em 2010. O público alvo, ainda segundo Ferreira, são diretores, professores, supervisores, funcionários das escolas, equipe da Secretaria Municipal de Educação e comunidade, além dos mais de 5 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino.
O supervisor ainda revela os cinco principais objetivos do program. Incorporar a dimensão ambiental nas práticas educativas e na rotina da escola; atividades de capacitação; promoção de atividades complementares; fomentar atividades de extensão ambiental; e disseminar práticas e tecnologias ambientalmente adequadas ao desenvolvimento sócio-ecônomico.
Um Conselho Gestor deve ser instalado para gerir o programa que será tra balhado dentro das redes de ensino existentes na cidade.
Para encerrar a apresentação do programa, aconteceu uma palestra com o índio tupi-guarani, Cacique Ubiratã, da aldeia Bananalem São Paulo. Formando em pedagogia pela USP e professor indígena, Ubiratã falou sobre “Educação e os desafios da Sustentabilidade”.
Última modificação em Sex, 15 de Abril de 2011 19:25

Educando para a Sustentabilidade - Barroso/MG

Lançado o Programa Municipal de Educação Ambiental

Cacique indígena participou de evento

Foi lançado oficialmente no dia 14 de Abril, em evento realizado no Salão da Escola Estadual Francisco Antônio Pires, o Programa Municipal de Educação Ambiental, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Barroso e, o Instituto Holcim. A cerimônia de lançamento do Programa contou com a participação de diversas pessoas da comunidade, dentre os alunos da rede municipal de ensino. Além da Prefeita, Eika Oka de Melo e, da Secretária Municipal de Educação, Jacqueline das Mercês Silva Pinto, também esteve presente o Gerente da Holcim – Barroso, João Butkus e, o Cacique Ubiratã – formado em Pedagogia pela USP e, Professor Indígena da etnia tupi-guarani, que falou sobre a importante interação entre o homem e, a natureza.