Calendário

Fazendo política

O candidato à deputado estadual Cássio Navarro visita aldeia indígena em Peruíbe

Na última segunda-feira (16), o candidato a deputado estadual pelo PSDB, Cássio Navarro, visitou a reserva indígena Nhamandú-Mirim, em Peruíbe, onde passou praticamente toda a tarde. Além da falta de atenção do poder público, as comunidades reclamam a inexistência de políticos que defendam efetivamente suas causas. Cássio assumiu o compromisso de se tornar a voz do povo indígena do Litoral na Assembleia Legislativa.
Localizada às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Peruíbe, a aldeia Nhamandú-Mirim pertence às terras indígenas Piaçaguera. Para chegar ao local, é preciso percorrer um trecho de rua esburacada e cruzar uma ponte feita de madeiras e terra. As condições de acesso ao lugar e a outras aldeias foram algumas das dificuldades apresentadas pelo líder local, cacique Aúta Tatendê (Domingos da Silva – nome de registro civil). Alguns percursos somente podem ser feitos por embarcações.


A aldeia Bananal é um exemplo em que a acessibilidade a serviços públicos como iluminação, telefonia e saúde são prejudicadas devido à distância da cidade. São 11 quilômetros da rodovia até o lugarejo, que fica na encosta da Serra do Mar. O cacique Ubiratã Awa Baretedju conversou com Cássio Navarro a respeito dos problemas que enfrentam. “Não queremos cestas básicas porque elas acabam. Queremos o que são os direitos básicos para subsistência da nossa comunidade. Fala-se de igualdade racial, só que somos a minoria e por isso não temos voz”, reclamou.
Líder do povoado Aguapeú, em Mongaguá, onde vivem 25 famílias, o cacique Carai Tantendê (Davi da Silva) se orgulha de não haver em sua tribo problemas de violência ou drogas, mas lamenta não contar com programas governamentais de ajuda ao seu povo. Apesar de existir escolas e assistência médica na sua comunidade, serviços como acesso à internet para estudantes ainda não contemplaram jovens indígenas locais.


Para Cássio Navarro, é preciso encurtar a distância entre o povo indígena e os benefícios que os governos Estadual e Federal disponibilizam para oferecer boas condições de vida às etnias. “É inadmissível que existam precariedades como a que observamos e que colocam essas mais de 18 reservas indígenas longe de serviços essenciais às comunidades. Por isso, é importante haver na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deputados preocupados em defender essas tribos”, destacou.


Um dos compromissos assumidos por Cássio será o de manter em sua equipe pessoas que farão visitas constantes às aldeias, atuando como despachantes para viabilização de programas e para obtenção de verbas municipais, estaduais e federais. “Essa força será ainda maior tendo uma representação na Câmara Federal. A minha candidatura para deputado estadual e a de Alberto Mourão para deputado federal serão fundamentais para que possamos mudar essa triste realidade vivida pelos povos indígenas de nossa região”.


Cidade - Depois da visita às aldeias, Cássio Navarro foi conhecer a realidade urbana de habitantes do bairro Garaú, em Peruíbe, onde o acesso também é longo, porém o asfalto e a disponibilidade a tecnologias e serviços públicos distinguem uma raça da outra. Embora vivam em uma privilegiada área verde, com mar, cachoeiras e abundante fauna e flora, os moradores reclamaram da demora quando necessitam de ambulâncias ou ajuda da polícia.


Enquanto caminhava pela região, o candidato conversou com comerciantes e assegurou que irá se empenhar para que a prefeitura receba recursos para investimentos na pavimentação e instalação de unidades de saúde e posto policial no bairro.


Em Peruíbe, Cássio ainda participou de reuniões nos bairros Dos Prados e Caraguava.