Aldeia de indígenas da etnia Tupi, com idioma Tupi-Guarani.
Nossa aldeia foi uma das primeiras a serem fundadas no litoral do Estado de São Paulo, e está localizada na município de Peruíbe, numa extensa área demarcada da mata atlântica.
A história de nosso povo confunde-se com a história da região, sendo que a mesma possui aproximadamente 350anos apesar de ter sido demarcada apenas em 1927, compreendendo uma área de 480 hectares, localizada junto às encostas da serra, já distante do mar.
O Artesanato se constitui numa de nossas grandes manifestações de arte popular, revelando nossa origem, localização, linguagem, costumes e organização social. Transformamos cipós, madeira, penas, plumas, conchas, palhas, sementes coloridas e outros materiais utensílios, armas e artefatos, inspirados na memória cultural herdada de nossos antepassados e na rica mitologia que explica nossa existência.
Cestos, leques, chocalhos, arcos e flechas, lanças, zarabatanas, machados, zagaias – confeccionados com palha, taquara, juquiá, samburá, madeira, pedra pintados com corantes vegetais, colares confeccionados com sementes coloridas, palhas e penas são exemplos clássicos de nossa arte.
Já nas tradicionais danças, execução de instrumentos musicais e rituais é possível vivenciar nossas crenças em ancestrais, Deuses e a natureza. A música Tupi consiste de ritmo (dado principalmente pelo tambor e chocalho) e melodia (tocada pelo violão), sendo cantada em coro.
É importante destacar o papel fundamental dos instrumentos musicais, considerados como seres vivos devido ao seu caráter invocatório, capaz de despertar a atenção dos deuses, fazendo com que eles, lá em sua morada, escutem os Tupis, e vejam o quanto estão alegres, cantando e dançando aqui na Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário